Será que muito do sofrimento que experimentamos não viriam de fantasias morais que nos acossam por imaginarmos que fazemos coisas erradas e que precisaríamos ser punidos repetindo essas dores para expiar essa culpa? Seríamos como as danaides e estaríamos a encher nossa vida furada com uma água que não nos sacia? Tarefa impossível e sem sentido a roubar nosso tempo mental?
Vejam abaixo o resumo do mito...
Na mitologia grega, as Danaides eram as cinquenta filhas de Dânao, rei da Líbia. Dânao mandou suas filhas se casarem com os cinquenta filhos de seu irmão gêmeo, Egipto, mas ordenou que cada uma delas matasse seu marido na noite de núpcias.
De acordo com a lenda, as Danaides foram punidas no Hades por seu crime, tendo que encher eternamente um tonel furado como punição. O tonel das Danaides é frequentemente mencionado na literatura e na arte como um símbolo de tarefa impossível ou inútil. A imagem de um tonel furado que nunca se enche simboliza o desperdício constante de energia e a impossibilidade de completar uma tarefa sem sentido.

Nenhum comentário:
Postar um comentário